Sobre a Nossa Empresa
Bergamasco Locações
Fundada em 1998 na cidade de Manaus iniciou suas atividades trabalhando no segmento de coberturas em lona atendendo demandas residências, mais logo passa atender indústrias e lojas comerciais de toda Região Norte, com o crescimento surge a necessidade de aperfeiçoamento e o uso de novas técnicas e tecnologias dentro do segmento de Coberturas, a aquisição de novos e modernos equipamentos aliados ao serviço técnico qualificado foi possível ampliar a linha de materiais para coberturas.
Atualmente, atuando com maior destaque no segmento Locação de Coberturas de pequenos e grandes formatos, para o uso industrial, armazenagem e eventos em geral, serviços de climatização, piso e iluminação e geradores de energia para tanto, possuímos uma infraestrutura completa para atender aos mais diversos projetos. Contamos com frota própria, equipe treinada e qualificada na execução de projetos. Como missão, temos o objetivo de construir e manter relacionamentos duradouros com nossos clientes e colaboradores, prezando por um ambiente saudável, através do comprometimento com nosso trabalho, nossa conduta ética e moral, atingindo assim a qualidade total.
O melhor para você
Comprometimento
Inovação
Alta Qualidade
Parcerias
Contamos com a parceria da empresa BOM TEMPO que atua há 36 anos no segmento de venda e locação de coberturas em geral e na prestação de serviço. Saiba mais da nossa qualidade e comprometimento entrando em contato conosco.
Sobre o Programa de Integridade da Bergamasco
O Programa de Integridade da Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos Ltda, tem como foco coibir conduta inapropriada da diretoria, funcionários, terceirizados, fornecedores e demais públicos de relacionamento da Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos Ltda. que prestam serviços de natureza permanente ou temporária, excepcional ou eventualmente. É composto por um conjunto de políticas, normas e procedimentos voltados para prevenção, detecção e remediação de atos ilícitos, com foco no combate à corrupção, sempre guiado pelo fortalecimento da ética para o combate à fraude e à corrupção estabelecidas na Lei nº 12.846/2013 e no Decreto nº 8.420/2015.
A Lei nº 12.846, de 2013, representa um marco significativo na luta contra a corrupção no Brasil, estabelecendo a responsabilidade objetiva das pessoas jurídicas por atos lesivos à Administração Pública. Isso significa que, para que uma empresa seja responsabilizada, não é necessário provar dolo ou culpa, basta demonstrar o nexo causal entre a ação da empresa e o dano causado ao Estado. Neste cenário, a alta direção tem um papel crucial na promoção da integridade e na prevenção da corrupção.
O Programa de Integridade da Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos Ltda está alinhado com as orientações da Controladoria-Geral da União (CGU) e é fundamentado em cinco pilares que orientam as ações da empresa para garantir sua efetiva implementação.
Missão
Construir e manter relacionamentos duradouros com nossos clientes e empregados, prezando por um ambiente saudável, através do comprometimento com nosso trabalho, nossa conduta ética e moral, atingindo assim a qualidade total.
Visão
Ser referência nacional na criação e execução de eventos inovadores e memoráveis, proporcionando experiências únicas, com excelência e criatividade.
Valores
• Ética;
• Pontualidade;
• Melhoria contínua;
• Honestidade;
• Transparência.
Dimensões que norteiam o programa de integridade
Dimensão 1
Desenvolvimento do Ambiente de Gestão
Comprometimento e Apoio da Alta Direção
A alta direção reconhece a importância do programa de integridade e o apoia, buscando sempre estar preparada para o desafio de inserir a cultura de controles internos e integridade no cotidiano da empresa. Esse comprometimento é fundamental para que o compliance seja percebido não apenas como uma obrigação legal, mas como uma parte integrante e estratégica do negócio. Esse apoio contínuo é crucial para que a integridade se torne parte do DNA organizacional, garantindo que todos os níveis da empresa adotem e vivenciem a ética no dia a dia.
Unidade Gestora de Integridade – UGI
A Unidade de Gestão de Integridade (UGI), é responsável por coordenar, implementar e supervisionar o Programa de Integridade, desempenhando um papel crucial na garantia de que todas as políticas e práticas sejam aplicadas de maneira consistente e eficaz. A UGI atua como um ponto central para monitorar e avaliar a conformidade, promover treinamentos e conscientização, além de facilitar a comunicação sobre questões éticas. Seu trabalho assegura que a integridade se torne parte integrante da cultura organizacional, permitindo que todos os funcionários compreendam e pratiquem os princípios de ética e transparência em suas atividades diárias.
Dimensão 2
Análise e Prevenção de Riscos
A prevenção de riscos é essencial para promover um ambiente de trabalho ético e responsável. A elaboração de uma abordagem e metodologia eficaz de gestão de riscos é fundamental para proteger a solidez da empresa e garantir sua conformidade com as normas e regulamentos. Esse processo permite que a empresa compreenda as áreas vulneráveis, desenvolva estratégias para mitigar esses riscos e implemente controles eficazes. Conhecer as vulnerabilidades, os riscos e os objetivos da empresa são, de fato, essenciais para realizar uma avaliação assertiva na gestão de riscos. Essa compreensão permite uma análise mais profunda, que combina a probabilidade de ocorrência de eventos adversos e os impactos que eles poderiam ter. O gerenciamento do risco de conformidade é crucial para qualquer organização, pois envolve a identificação, avaliação e mitigação dos riscos associados ao não cumprimento de leis, regulamentos e normas internas. Dessa forma, o gerenciamento dos riscos não apenas fortalece a estrutura de integridade da empresa, mas também integra a conformidade nas operações diárias, criando um ambiente mais seguro e ético.
Riscos de Integridade
Os riscos para a integridade referem-se a ameaças e vulnerabilidades que podem comprometer a capacidade da empresa de manter seus padrões éticos e de conformidade. Esses riscos podem minar a integridade organizacional, afetando a confiança dos stakeholders e a eficácia do Programa de Integridade. Quando não gerenciados adequadamente, podem resultar em consequências sérias, como danos à reputação, perdas financeiras e penalidades legais. Assim, identificar e mitigar esses riscos é fundamental para fortalecer a cultura de integridade.
Dimensão 3
Estruturação e Implantação de Políticas e Procedimentos
As regras e instrumentos de conduta e conformidade são fundamentais para garantir que todos os membros da organização estejam alinhados em relação às expectativas éticas. Ao fomentar uma cultura de conformidade e integridade, a empresa não só protege sua reputação, mas também promove um ambiente de trabalho saudável e produtivo, essencial para o sucesso a longo prazo.
A adoção dessas regras e instrumentos são essenciais para criar um ambiente de trabalho onde a ética e a conformidade são prioridades. Dessa forma, a Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos ltda não apenas cumpre suas obrigações legais, mas também se posiciona como uma referência em integridade e responsabilidade social. Nesse contexto, as principais iniciativas incluem:
Código de Ética e de Conduta
O Código de Ética e de Conduta da Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos ltda, estabelece os valores e determina padrões de comportamento que se espera do seu corpo funcional em suas interações e decisões diárias, legitimando políticas e normas estabelecidas pela empresa. Para garantir a compreensão e a adesão a esses princípios, seu conteúdo é disseminado por meio de palestras e treinamentos direcionados, focando nas diretrizes éticas descritas no código. Essa abordagem não só promove uma cultura de ética e integridade, mas também assegura que todos os envolvidos estejam alinhados com os valores organizacionais, contribuindo para um ambiente de trabalho mais transparente e responsável. Tem como objetivo, adotar e definir princípios éticos e comportamentais que regem as condutas pessoais e profissionais de todos os funcionários, internos e externos. Este código assegura total conformidade com as políticas internas, normas e regulamentos aplicáveis, alinhando-se aos objetivos da empresa. Seu propósito é consolidar as melhores práticas de governança corporativa, promovendo a integridade e combatendo todas as formas de desvios de conduta, fraude e corrupção.
Dentre os princípios éticos do Código de Ética e de Conduta da Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos Ltda. destacam-se:
- ● Compromisso com a Igualdade de Oportunidades: Garantir que todos tenham igualdade de oportunidades de trabalho dentro do ambiente organizacional, sem distinção de raça, sexo, religião, crenças ou nacionalidade.
- ● Repúdio à Discriminação e Assédio: Rejeitar qualquer forma de discriminação, assédio com base em gênero, identidade de gênero, origem, religião, raça, etnia, ou atitudes abusivas no ambiente de trabalho, seja por relações em meio presencial ou digital, não tolerando humilhação, exposição ao ridículo, intimidação, hostilidade, bem como qualquer outro tipo de preconceito.
- ● Prevenção e Punição de Condutas Inadequadas: Considerar como inaceitáveis e punir, conforme a legislação e os regulamentos internos, quaisquer práticas que resultem em desvios de conduta, comportamentos que comprometam a integridade moral e física, intimidação, ofensa ou agressão, tanto no ambiente da empresa quanto no exercício da função, seja contra colegas de trabalho ou terceiros (clientes, fornecedores, consumidores, autoridades, etc.).
Política Anticorrupção:
A busca pela transparência e integridade nas relações de negócio é uma prioridade
constante para a Bergamasco Locação de Estruturas Tendas e Eventos ltda. Dessa forma, toda e qualquer prática de corrupção é rigorosamente rejeitada, reforçando o compromisso da empresa com uma conduta ética e responsável em todas as suas interações.
A Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos ltda preza pela transparência e integridade nas relações de negócio, por isso, toda e qualquer prática de corrupção e suborno é rigorosamente rejeitada.
Dentre as diretrizes, destacam-se:
- Proibição de Corrupção: A empresa tem uma postura de total intolerância em relação a qualquer ato de corrupção. É estritamente proibido para todos os funcionários e terceiros que atuam em nome da empresa receber, oferecer, prometer, realizar, autorizar ou proporcionar, direta ou indiretamente, qualquer vantagem indevida, pagamento ou transferência de valor a qualquer destinatário,com a intenção de influenciar ou recompensar ações ou decisões em benefício da empresa.
- Comunicação de Solicitações Inapropriadas: Caso um colaborador ou terceiro receba ou tenha conhecimento de uma solicitação ou exigência de pagamento para facilitar processos ou qualquer ato inapropriado, é imperativo que essa situação seja comunicada imediatamente através dos meios de comunicação estabelecidos, conforme descrito no Código de Ética e de Conduta.
Política Conflito de Interesses
Essa política estabelece diretrizes claras para identificar e gerenciar situações em que interesses pessoais possam interferir nas decisões.
A Bergamasco Locação de Estruturas Tendas e Eventos ltda, adota os seguintes procedimentos para prevenção de fraudes e ilícitos em processos licitatórios e na execução de contratos administrativos:
1. A comunicação com o setor público deve ser realizada pelos meios formais
estabelecidos e por colaboradores cuja função seja diretamente relacionada ao
órgão ou àqueles designados pela Diretoria;
2. Proibido o oferecimento de presentes e brindes a funcionários públicos;
3. Proibido o pagamento de gastos com viagens, entretenimento de servidores,
clientes e parceiros de negócios;
4. Proibido a doações a campanhas e a partidos políticos;
5. Proibido oferecer ou aceitar pagar propina a funcionários públicos;
6. Proibido aos funcionários da Bergamasco locação de estruturas, tendas e
eventos realizar reuniões ou encontros fora do expediente de trabalho ou fora
dos locais da contratante ou contratada;
7. Em tratativas que envolvam a participação em processos licitatórios ou na
execução do contrato, o funcionário designado para tal, sempre deverá estar
acompanhado de outro funcionário colaborador designado pela Diretoria da
empresa A Política de Conflito de Interesses vem garantir que todos os funcionários da Bergamasco Locação de Estruturas Tendas e Eventos ltda e terceiros, ajam de acordo com a legislação vigente, bem como com as políticas, normativos e o Código de Ética e de Conduta definidos pela empresa, é fundamental para promover um ambiente de integridade e responsabilidade.
Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades
A Política de brindes, presente e hospitalidades da Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos ltda. tem como objetivo estabelecer diretrizes claras para a oferta e aceitação de brindes, presentes e hospitalidades, garantindo que todas as interações comerciais sejam conduzidas de forma ética e transparente. Essa política deve ser lida e interpretada em conjunto com o Código de Ética e Conduta e outras políticas do Programa de Integridade, garantindo uma compreensão completa dos princípios que orientam as interações e relações comerciais da empresa.
Política de Relacionamento com Fornecedores e Terceiros
Esta Política define quais os procedimentos específicos que devem ser cumpridos pela empresa Bergamasco Locação de Estruturas Tendas e Eventos ltda quando da formalização de relações contratuais, sejam elas contratações de fornecedores e prestadores de serviços, ou outras relações contratuais, tendo em vista as diretrizes do Programa de Integridade e tem como objetivo estabelece critérios e diretrizes a serem adotados em relação aos processos de seleção, contratação, pagamentos, supervisão e gestão contratual relacionados a todo e qualquer
fornecedor ou prestador de serviços.
Dessa forma visa estabelecer procedimentos para a avaliação de potenciais fornecedores, subcontratados, prestadores de serviços, parceiros e demais terceiros, visando capacitar os funcionários da Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos ltda a realizar contratações de forma responsável, evitando a exposição empresa a riscos que possam ser previamente identificados e minimizando, promovendo um ambiente de negócios ético e responsável.
Dimensão 4
Comunicação e Treinamentos
As ações de comunicação e treinamento são fundamentais para a incorporação dos valores éticos e da integridade na rotina de trabalho e no relacionamento com terceiros. Dessa forma, treinamentos, cursos e palestras serão realizados especificamente sobre o Programa de Integridade e do Código de Ética e Conduta, com o objetivo de compartilhar informações essenciais e fortalecer a cultura organizacional, garantindo que todos os funcionários e parceiros estejam alinhados com os princípios e práticas estabelecidas pela empresa.
As ações de comunicação reforçam os temas de integridade, divulgando a todos os funcionários normas e procedimentos, políticas gerais e específicas, por meio dos canais disponíveis, garantindo assim que todo o corpo funcional da empresa seja municiado, periodicamente, de informações para a promoção da cultura da integridade.
Dimensão 5
Monitoramento contínuo
O monitoramento contínuo do programa de integridade permite que a Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos ltda, verifique a efetividade do programa, identificando o surgimento de novos riscos e responda tempestivamente por meio de correções e aprimoramentos. Tal monitoramento é feito mediante a coleta e análise de informações de diversas fontes, tais como:
1 – relatórios regulares sobre as rotinas do Programa de Integridade ou sobre investigações relacionadas;
2 – tendências verificadas nas reclamações dos clientes;
3 – informações obtidas por meio dos canais de denúncia;
O Programa de Integridade é monitorado de forma contínua pela Unidade Gestora de Integridade e a Comissão de Ética e Integridade. As ações e o desempenho do programa são reportados periodicamente à alta direção.
CANAL DE DENÚNCIAS
A Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos ltda disponibiliza um canal de denúncias para funcionários, terceiros, fornecedores, parceiros e clientes para alertar a empresa, inclusive de maneira anônima, para potenciais violações ao código de ética e de conduta, bem como de outros normativos, e quaisquer atos ilícitos relacionados às atividades da empresa.
A Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos ltda, garante a proteção ao denunciante de boa-fé que relatar qualquer violação das nossas Políticas de Integridade ou suspeitas de atos relacionados, direta ou indiretamente, à prática inadequada, descumprimentos de políticas e de procedimentos internos, fraudes, desvios de conduta e situações que prejudiquem o clima organizacional e o desempenho da empresa.
As denúncias internas e externas podem ser realizadas através da página da internet
https://bergamascolocacoes.com.br/, no e-mail denuncias@bergamascolocaçoes.com.br ou pelo
telefone (92) 98463-0229.
As denúncias poderão ser feitas de forma identificada ou anônima, sendo garantido o
sigilo e a não retaliação.
O Programa de Integridade é um programa específico para prevenção, detecção e remediação dos atos lesivos previstos na lei 12.846/2013. No âmbito da pessoa jurídica, pode ser definido como um conjunto de mecanismos e procedimentos internos, com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira.
Com a implantação do Programa e Integridade da Bergamasco Locação de Estruturas, Tendas e Eventos ltda em consonância com a legislação aplicável, foram criados os instrumentos que norteiam as ações a serem implementadas como o Código de Ética e de Conduta e as Políticas de Integridade. Ressalta-se que o Programa é dinâmico e deve ser monitorado periodicamente pelos gestores, a partir da implementação das ações estabelecidas, visando o alcance dos objetivos da empresa.